domingo, 21 de junho de 2009

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo 2000

Catedral da Sé, vista frontal. Crédito: Jefferson Pancieri.

Avenida Paulista. Crédito: Jefferson Pancieri.


Viaduto do Chá. Crédito: Jefferson Pancieri.

Viaduto do Chá
Viaduto do Chá após revitalização do vale do Anhagabaú em 1991.Atualmente, no número 15, Edifício Matarazzo, abriga a sede do Governo Municipal.

Paque da Luz em Outubro de 2005. Crédito: Wanderlei Celestino.

Centro de São Paulo. Crédito: Jefferson Pancieri.


Estação da Luz. Crédito: Wanderlei Celestino.

Edifício do Banespa.


Panorama da cidade, tendo no primeiro plano o Parque do Ibirapuera, 2002. Crédito: Gal Oppido.

Edifício Martinelli. Crédito: Wanderlei Celestino.

Igreja de São Bento. Crédito: Jefferson Pancieri.



Pateo do Colégio. Crédito: Jefferson Pancieri.


Vale do anhangabau. Crédito: Jefferson Pancieri.

Avenida Paulista Aérea . Crédito: Jefferson Pancieri.

Vista aérea da Cidade de São Paulo. Crédito: Jefferson Pancieri.

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1991

Masp. Crédito: Jefferson Pancieri.
Masp

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou, simplesmente, Masp, inaugurado em 02/10/1947. A atual sede na Avenida Paulista, projetada pela arquiteta Lia Bo Bardi, foi inaugurada em 07/11/1968 por Assis Chateaubriand, que contou com a presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.


1991 - Miguel Boyayan.

Pinacoteca do Estado
Com paredes de tijolos aparentes e janelas amplas que integram o interior do edifício à rua, o prédio, projetado por Ramos de Azevedo em 1897, passou por uma reforma durante o governo de Mário Covas. Hoje é um dos principais museus da cidade.

1991 - Miguel Boyaya.
Sambódromo do Anhembi
Velha reivindicação dos sambistas da cidade, o Sambódromo do Anhembi foi inaugurado em 1991. Antes, os desfiles das escolas de samba eram realizados na Avenida Tiradentes. Com a nova passarela do samba, o carnaval paulistano passou a ser comparado ao do Rio de Janeiro, pela excelência dos desfiles.

1991 - Roberto Loffel.
Mansão Matarazzo
O casarão, com 16 salas e 19 quartos, abrigou a família de industriais italianos mais poderosa da cidade, na primeira metade do século 20. A mansão, uma das últimas que restava na Avenida Paulista, foi demolida em 1996. Atualmente, um estacionamento funciona no local.


Avenida 9 de Julho e Praça da Bandeira vistasdo Viaduto do Chá, 1998.Crédito: Eduardo Simões.


A Casa das Rosas, na Av. Paulista, é restaurada e transformada num espaço cultural voltado a exposições de artes plásticas. Foto: Roberto Loffel

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1980

Praça da Sé em 1984.
Diretas

25 de janeiro de 1984 - O cenário é a Praça da Sé, centro da cidade de São Paulo. O Brasil ansiava pela democratização e pelas eleições diretas. Movimentos se espalhavam por todo o país, mas a campanha das diretas somente conquistou as ruas depois do histórico comício de 25 de janeiro


1986 - O Electra II da ponta aérea, em Congonhas. Foto: Luiz Aureliano D.

Aeroporto de Congonhas

O avião Electra II tornou-se um ícone dos céus e fez, por 17 anos, a ponte aérea Rio-São Paulo, pousando e decolando do Aeroporto de Congonhas. Hoje são usadas aeronaves mais modernas na rota e Congonhas ganhou, em 2005, pontes de embarque que levam os passageiros até o avião.



1989 - Marginal do Rio Pinheiros (esq.) e Av. Luis Carlos Berrini (dir.). Foto: Luiz Aureliano D.

Berrini
A Avenida Luís Carlos Berrini é uma das que mais se modificaram nos últimos 20 anos. Originalmente a região, próxima à Marginal Pinheiros, era pouco habitada. Hoje é o endereço dos edifícios mais modernos da cidade, reunindo algumas das principais empresas, hotéis e centros de convenções.

1986 - Eliezer Martinsda Costa.
Estação Júlio Prestes

A antiga estação ferroviária na região da Luz começou a ser reformada em 1997, pelo governo estadual, que a transformou numa das mais modernas salas de concertos da América Latina, com capacidade para 1.500 pessoas.


1988 - Antonio Milena.

Avenida 23 de Maio
Em 1988, a Rua da Assembléia era ocupada por antigos casebres. No mesmo ano, na administração do Prefeito Jânio Quadros, foram derrubados os cortiços e revelou-se um muro de arcos que, ao que tudo indica, foi construído no século XIX.


1985 - Rosa Glauditano.
Masp
O Museu de Arte de São Paulo foi criado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Sua atual sede, com o enorme vão livre, é um dos projetos arquitetônicos mais impressionantes da cidade, de autoria de Lina Bo Bardi, foi inaugurada em 1968, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Nos últimos 20 anos uma das poucas modificações no edifício foi a cor de suas vigas de sustentação, que foram pintadas de vermelho.

Praça da Sé

O marco zero da cidade teve sua paisagem radicalmente modificada nos anos 70, quando foi construída a estação do metrô. Depois disso, sua imponente catedral foi reformada e, nos anos 80, a praça, que recebeu o comício das Diretas Já, deixou de ser palco de eventos.

1988 - João B. Martinelli.

Vale do Anhangabaú
Na região onde hoje está situado o boulevard do Anhangabaú, corria antigamente o Rio Anhangabaú, que, na língua tupi, significa rio onde correm espíritos de mau agouro. A reurbanização do vale, com projeto arquitetônico de Jorge Wilheim e paisagismo de Rosa Kliass, foi concluída em 1992, cobrindo as pistas de circulação de tráfego e alterando a paisagem do local.


1990 - Roberto Loffel.

Teatro Municipal

Em 1988, durante o governo municipal de Jânio Quadros, o Teatro Municipal, um dos símbolos mais bonitos da cidade, começou a ser reformado. Hoje, é um dos locais que mais chama a atenção na região central e ponto turístico dos mais visitados.

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1970

Elevado Costa e Silva. Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo.
Minhocão
Em 1970 deu-se o início da construção do Elevado Costa e Silva, apelidado de “Minhocão”. Erguido a toque de caixa no governo Paulo Maluf, com vigas pré-moldadas, o viaduto de 3,4 quilômetros de extensão ficou pronto, praticamente, em um ano.
Praça da República em 1972.

Nota-se em segundo plano a Escola Normal Caetano de Campos, em seguida o Edifício Itália. Fonte: Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo


Casa do Bandeirante, 1970. Arq. Municipal – Seção Arquivo de Negativos DIM/DPH/SMC/PMSP P. 42.


Operador na torre de controle de Congonhas em 1975, observa o taxiamento de um Caravelle.


Difícil construção da Estação São Bento: Trecho entre as Estações Sé e São Bento.


Autoridades assistem a testes no Pátio Jabaquara em 1972.



Pontos de Informação nas regiões das obras. População toma conhecimento do andamento das obras.

Paulistanos de todas as idades vão conhecer o Metrô. Misto de alegria e espanto em 1974.

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1960

Shopping Iguatemi

A capital se alvoroçou no dia de sua inauguração, em 28 de novembro de 1966. Era o primeiro Shopping a ser construído na cidade. Naquela época, foi difícil convencer os então lojistas instalados nas ruas a abrirem filiais em um espaço fechado. Por isso, a maioria dos comerciantes entrou numa disputa para ficar o mais perto possível da entrada. Em pouco tempo, porém, o Shopping Iguatemi (na foto, na década de 70, antes da reforma do prédio) transformou-se em sucesso de público.

Inaugurado em 1960, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Estádio do Morumbi, teve as obras iniciadas em 51.

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1950

Nos anos 50 São Paulo viu sua população passar de pouco mais de 2 milhões de habitantes para mais de 3,5 milhões. O dinamismo da economia refletia-se então no aumento da população: a cidade crescia impulsionada pelo movimento de expansão do setor industrial. As correntes migratórias respondiam por grande parte do crescimento demográfico e eram geradas especialmente na região Nordeste, trazendo mais e mais pessoas, atraídas pela possibilidade real de incorporação dos recém chegados ao mercado de trabalho, seja nas fábricas, seja na construção civil. Na segunda metade da década a indústria automobilística tornou-se o motor do crescimento econômico, com as novas fábricas instaladas em municípios vizinhos ao da capital, na região que ficou conhecida como ABC (Sto. André, S. Bernardo e S. Caetano do Sul).

A região central de São Paulo fora ocupada pelos arranha-céus, tanto na porção de seu núcleo histórico, a leste do vale do Anhangabaú, conhecida como Centro Velho – abrigando especialmente sedes de bancos e instituições financeiras – como na porção oeste do vale, em direção à praça da República e conhecida como Centro Novo – onde se instalaram sobretudo atividades comerciais e de serviços, em ruas como Barão de Itapetininga, Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano, 24 de Maio, Dom José de Barros.

As avenidas São João e Ipiranga delimitavam a Cinelândia, principal pólo de entretenimento e de vida noturna da capital, com seus muitos cinemas, restaurantes, bares e calçadas iluminadas por enormes letreiros de néon.

Centro Velho

Na ampliação da foto, tomada do edifício Matarazzo no início da década, é possível observar, à esquerda, um dos dois palacetes erguidos pela família Prates entre a rua Líbero Badaró e o Vale do Anhangabaú. Ao centro, o edifício Sampaio Moreira (de 1913) e, ao fundo, o edifício Martinelli (de 1929), a torre do Banespa (edifício Altino Arantes, inaugurado em 1947) e o edifício do Banco do Brasil.

Obras do Viaduto Heitor Penteado

Foto de 28/11/1969 por ordem de Sebastião de Assis Ferreira. Foto da Rua Heitor Penteado em direção ao Sumarezinho. Esquina com Dr. Arnaldo. Em primeiro plano, obras do Viaduto Heitor Penteado.

Fonte: Depto. do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo


Convair 340, primeira aeronave a operar entre São Paulo e Rio de Janeiro na ponte aérea.

Ponte Aérea une Rio a São Paulo

Em 1959 era inaugurada a Ponte Aérea Rio-São Paulo, que passava a oferecer um serviço então inédito no mundo: embarque imediato, sem necessidade de reservas, garantido por um pool que reunia as principais empresas aéreas da época. Em vôos que duravam cerca de 90 minutos, os modernos Convair aproximavam cariocas e paulistanos, ao final de uma década em que a aviação civil brasileira conhecera um período de grande progresso, com a ampliação do número de rotas ligando cidades de todo o Brasil e com a modernização da frota, que incorporou aviões projetados no pós-guerra especialmente para o transporte de passageiros. Na foto, um Convair 340 da Cruzeiro do Sul em Congonhas, pronto para decolar rumo ao Santos Dumont, no Rio.

Pista do Aeroporto de Congonhas vista da torre de controle, em foto de 1952.


Balcões de companhias aéreas que operavam para o exterior, em Congonhas, em foto de 1959.

Bonde, c. 1950 Crédito: Claude Lévi-Strauss.


Marquise no então novo Parque do Ibirapuera, 1954. Crédito: Alice Brill

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1940

Revolução Constitucionalista de 1932

A cena mais parece saída de um álbum de lembranças da II Guerra Mundial. Mas aconteceu no centro da capital. "És paulista? Ah! Então tu me compreendes! Trazes, como eu, o luto na tua alma e lâminas de fel no coração", dizia o poema distribuído nas ruas. Para lutar contra Getúlio Vargas, mais de 40 000 pessoas se mobilizaram. Após três meses de conflito e mais de 600 baixas, os rebeldes acabaram se rendendo. E a chamada Revolução Constitucionalista de 1932 entrou para a história como um dos períodos mais conturbados da cidade.Fonte: MIS

Praça Marechal Deodoro

Este flagrante de uma São Paulo ainda pacata torna-se mais impressionante por ter sido registrado na hoje movimentada Praça Marechal Deodoro, no centro. A renomada repórter fotográfica alemã Hildegard Rosenthal fez a imagem em 1940, como parte de seu estudo sobre tipos encarregados de serviços na capital. Eram profissionais como o engraxate, o vendedor de jornais e, no caso, o entregador de leite, com seu então moderno caminhãozinho – figura que, a partir dos anos 50, desapareceu do cenário urbano. Fonte: Acervo Instituto Moreira Sales

Rua Xavier de Toledo

Nos anos 40, o coração da cidade era atravessado por trilhos. Pela Rua Xavier de Toledo circulava uma dezena de linhas de bonde. Na foto acima, feita em 1940, é possível avistar, ao fundo, a construção do antigo Edifício Matarazzo, depois conhecido como Banespinha, hoje, sede da Prefeitura de São Paulo. A imagem integra uma série de dez postais lançada pelo Itaú Cultural, em homenagem ao 450 anos da cidade, comemorados em 2004.
Rua Xavier de Toledo, em direção à Ladeira da Memória.
Fonte: Benedito J. Duarte/Arquivo Histórico Municipal DPH - SMC.
Passageiros embarcam em um Junker 52 na pista do aeroporto de Congonhas, em 1936.

Em 24 de abril de 1936 é inaugurado o Aeroporto de Congonhas, então muito distante da cidade.


Praça da Sé, tendo ao fundo a catedral em construção, c. 1940. Crédito: Hildegard Rosenthal.

Vista do centro. À esquerda, a rua Tabatinguera, o Fórum João Mendes e as obras da Catedral. Á direita, a Av. Rangel Pestana e a igreja do Carmo.