terça-feira, 1 de março de 2011

Assembleia de SP coloca 350 mil documentos históricos na internet

http://www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm.A História do Legislativo Paulista ao alcance de um clique

Podem ser consultadas na nova página as relações dos deputados eleitos, dos membros das comissões legislativas e dos integrantes da Mesa Diretora de cada legislatura, desde a instalação do Conselho de Província de São Paulo (1828) até o fechamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (1937). Para todos os períodos históricos estão disponíveis os links da página do Departamento de Documentação e Informação, com a íntegra das leis de São Paulo, desde o Império. Também é possível consultar a relação das ementas de discursos parlamentares entre 1947 e 1996, com a respectiva data dos pronunciamentos e de sua publicação.

Outras novidades disponibilizadas na íntegra são os livros, revistas e o guia produzidos pelo Acervo Histórico e, marcando o início de um novo serviço, o primeiro exemplar de obra rara da nossa Biblioteca. Foi escolhida a obra “L’Enseignement Mutuel -- ou Histoire de l’Introduction et de la propagation de cette méthode”. O livro data de 1818 e seus autores são identificados como “Dr. Bell” e “J. Lancaster”. A versão disponível no Acervo foi traduzida do alemão para o francês por Joseph Hamel. A obra trata do método conhecido como Lancaster, implantado no ensino público de São Paulo logo após a Independência (1821). Novos conjuntos documentais estarão acessíveis, conforme a evolução dos trabalhos de captura e catalogação.

O pesquisador continuará tendo a disposição em nosso acervo físico a série completa dos “Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo” (de 1835 e 1947), os 25 mil volumes de obras da Biblioteca do Acervo, o banco de fotografias, com mais de 150 mil imagens, desde a década de 1950, e outros conjuntos, como os documentos da Comissão da Medalha dos Revolucionários de 1932, as primeiras 1000 horas de fitas de som, capturadas em meio digital, com o registro dos trabalhos de Plenário dos anos de 1963 e 1964. e o banco de dados biográficos dos deputados do Império, República Velha e Anos 1930, com mais de 1000 parlamentares, que está em elaboração.

A página do Acervo Histórico no Portal da Alesp entra em nova fase, disponibiliza para consulta e reprodução mais de 350 mil páginas de documentos originais. A iniciativa completa trabalho iniciado com a parceria da FAPESP, entre 1998 e 2001, que permitiu o escaneamento e a catalogação, em preto e branco, dos documentos mais antigos do Legislativo de São Paulo. Também estão disponíveis para download os primeiros volumes dos “Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo (1869/1872) e os três volumes das “Falas Presidenciais”, reunidas por Eugenio Egas na série: “Galeria dos Presidentes de São Paulo”, documento fundamental no processo Legislativo durante o Império e a República Velha.

Novidades

BASE DE DADOS

Disponibilizamos para consulta 350.000 páginas de documentos da história de São Paulo.

Do império aos Anos 30, você poderá consultar listas dedeputados, comissões, mesas e documentos dos períodos!