terça-feira, 2 de junho de 2009

Água Rasa


Perfil
Tem escolas municipais, estaduais e particulares. É um local que tem residências de classe média com grande potencial de verticalização já iniciado, principalmente na divisa com o jardim Anália Franco. É favorecido por várias linhas de transporte.
Histórico
Foi o velho e querido Ribeirão Tatuapé que deu nome ao bairro da Água Rasa, na zona leste. É que na região o leito era extremamente raso. Daí o nome. O bairro veio de parte de uma grande chácara que pertencia a João Mariano, vendida ao padre Diogo Feijó, uma das figuras mais importantes do Império. A transação aconteceu em 1829. Feijó batizou a área como Chácara paraíso, e hoje a casa do padre é tombada e está no vizinho bairro de Anália Franco. A ponte rasa ainda existe, mas agora cobre um riacho.
CORREIROS E TELÉGRAFOSAv. Álvaro Ramos, 2237 - Água Rasa
DELEGACIA DE POLÍCIAAv. Sapopemba, 3259 - Água Rasa
Bairros existentes no distrito Água RasaChác. ParaísoÁgua RasaRegente FeijóVl. BertiogaVl. OratórioVl. CaneroVl. LemeVl. Rio BrancoJd. Sta. RitaVl. InvernadaChac. MafaldaJd. ItáliaVl. LibanesaVl. HaddadVl. CarolinaPq. SevilhaVl. ClotildeJd. GuanabaraAlto da MoocaVl. DivaVl. CelesteVl. Sta. ClaraJd. SilveiraVl. GraciosaVl. Lúcia ElviraVl. Claúdio

Dados
Aniversário 03/11
Área 6,9 km²
População 85.896
Nº de ruas 369
Principais ruas Av. Álvaro Ramos
Características Distrito mais novo e populoso da subprefeitura. Comércio em desenvolvimento. Atual foco de investimentos imobiliários



2 comentários:

  1. Caro Amigo Vitor.
    A história do Bairro da Água Rasa quando copiada de sites e blogs sempre incorre no mesmo erro: sua data de fundação.
    Inclusive a subprefeitura da Mooca até hoje não corrigiu esta falha em seu site, mas desculpo-a por ser um órgão do governo e seu subprefeito nem ser do bairro.
    A data de aniversário do Bairro é 20 de Maio e poderá ser comprovado vendo no site do bairro (www.boleirosdaaguarasa.com ) clicando em “A história” e depois “Como Tudo Começou” lá existem documentos oficiais para ratificar esta minha informação.
    Essa história de 3 de Novembro foi um anteprojeto do ex-vereador Vicente Viscome que sequer foi posto em votação.
    Se fosse para ser como ele pretendia a data deveria ser 2 de Novembro que foi quando o Regente Feijó comprou sua propriedade em 1829.
    Como 2 de Novembro é dia de Finados ele achou que deveria ser 3 de Novembro.
    O Senhor Vicente Viscome nem do bairro ele é e sim originário da Mooca e sempre teve lojas de venda de automóveis na Rua Tobias Barreto e Siqueira Bueno no bairro do Alto da Mooca.
    Gostaria de sua colaboração alterando este fato.
    Muito obrigado.
    Os moradores e ex-moradores do bairro agradecem.
    Waldevir – Vie da Água Rasa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo.
    A história acima contada precisa ser alterada:
    A data de aniversário do bairro da Água Rasa é 20 de Maio e não 3 de Novembro.
    Veja meu comentário de 30/12/2010.
    Veja no site - www.boleirosdaaguarasa.com - em História e lá estão documentos que provam o que estou afirmando.
    Por favor alterem.
    Waldevir.

    ResponderExcluir