sábado, 20 de junho de 2009

São Paulo: SÍMBOLOS PAULISTAS



Bandeira do Estado de São Paulo


A bandeira do Estado de São Paulo teve sua origem em 1888, mas somente foi oficializada meio século depois.
O modelo de bandeira paulista foi idealizado e proposto pelo jornalista e escritor Júlio Ribeiro, fundador do jornal "O Rebate". Naquela época, Júlio Ribeiro, que promovia uma campanha a favor da República, propôs a criação da bandeira para São Paulo e lançou essa idéia em seu periódico.
A adoção da bandeira como símbolo dos paulistas tomou força apenas às vésperas do Movimento Constitucionalista de 1932. Entretanto, Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, suspendeu o uso dos símbolos nacionais, incluindo os símbolos regionais. Somente em 27 de novembro de 1946, através do Decreto-Lei Federal nº 16.349, ocasião em que os Estados tiveram de volta o direito de adotar novamente símbolos próprios.




Brasão Oficial do Estado de São Paulo



O Brasão de Armas do Estado de São Paulo foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 5.656 durante a Revolução Constitucionalista, em 29 de agosto de 1932. Criado por Wasth Rodrigues, pintor, foi utilizado até 1937, sendo substituído por símbolos nacionais em decorrência da nova Constituição Federal estabelecida pelo Estado Novo de Getúlio Vargas.
Somente em 1946, com a institui Constituição que permitia que os Estados pudessem adotar símbolos próprios, o brasão de armas voltou a ser utilizada como um símbolo oficial do Estado de São Paulo. O Decreto-Lei nº 16.349, de 27 de novembro de 1946, que trata em seu artigo primeiro:
"O brasão de armas, adotado pelo Decreto Estadual nº 5.656, de 29 de agosto de 1932, assim ordenado: em escudo português de goles, uma espada com o punho brocante sobre o cruzamento de uma ramo de louro à destra e um de carvalho à sinistra, passados em aspa na ponta; divisa: em listel de goles, brocante sobre o cruzamento dos suportes, 'Pro Brasilia Fiant Eximia', de prata".
O lema do Estado de São Paulo, inscrito no brasão oficial, é 'Pro Brasilia fiant eximia', cujo significado é 'PELO BRASIL, FAÇAM-SE GRANDES COISAS'.






HINO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO




O Hino Oficial do Estado de São Paulo foi instituído pela Lei Estadual nº 337, de 10 de julho de 1974. Essa lei institui como letra do Hino o poema "Hino dos Bandeirantes", de autoria de Guilherme de Almeida.


"Paulista, pára um só instantedos teus quatro séculos antea tua terra sem fronteiras,o teu São Paulo das "bandeiras"!
Deixa atrás o presente:olha o passado à frente!
Vem com Martim Afonso a São Vicente!Galga a Serra do Mar! Além, lá no alto,Bartira sonha sossegadamentena sua rede virgem do Planalto.Espreita-a entre a folhagem de esmeralda;beija-lhe a Cruz de Estrelas da grinalda!Agora, escuta! Aí vem, moendo o cascalho,botas-de-nove-léguas, João Ramalho.Serra-acima, dos baixos da restinga,vem subindo a roupetade Nóbrega e de Anchieta.
Contempla os Campos de Piratininga!Este é o Colégio. Adiante está o sertão.Vai! Segue a "entrada"! Enfrenta!Avança! Investe!
Norte - Sul - Este - Oeste,em "bandeira" ou "monção",doma os índios bravios.
Rompe a selva, abre minas, vara rios;no leito da jazidaacorda a pedraria adormecida;retorce os braços rijose tira o ouro dos seus esconderijos!
Bateia, escorre a ganga,Lavra, planta, povoa.Depois volta à garoa!
E adivinha através dessa cortina,Na tardinha enfeitada de miçanga,
A sagrada ColinaAo Grito do Ipiranga!Entreabre agora os véus!
Do Cafezal, Senhor dos Horizontes,Verás fluir por plainos, vales, montes,usinas, gares, silos, cais, arranha-céus!"

Um comentário:

  1. Viva Sao Paulo... sou cordobês de Argentina e Sao Paulo é, bem loge de outras, minha segunda cidade... eu morei lá bastante tempo (anos) e gostaria de voltar aí pelo menos uma vez a cada ano... talvez, com alguma ajuda de novos amigos paulistanos como vocês, eu consiga concretizar
    grato,
    Carlos (cafriqua@gmail.com)

    ResponderExcluir