domingo, 21 de junho de 2009

Fotos de São Paulo galeria da Prefeitura de São Paulo Censo de 1980

Praça da Sé em 1984.
Diretas

25 de janeiro de 1984 - O cenário é a Praça da Sé, centro da cidade de São Paulo. O Brasil ansiava pela democratização e pelas eleições diretas. Movimentos se espalhavam por todo o país, mas a campanha das diretas somente conquistou as ruas depois do histórico comício de 25 de janeiro


1986 - O Electra II da ponta aérea, em Congonhas. Foto: Luiz Aureliano D.

Aeroporto de Congonhas

O avião Electra II tornou-se um ícone dos céus e fez, por 17 anos, a ponte aérea Rio-São Paulo, pousando e decolando do Aeroporto de Congonhas. Hoje são usadas aeronaves mais modernas na rota e Congonhas ganhou, em 2005, pontes de embarque que levam os passageiros até o avião.



1989 - Marginal do Rio Pinheiros (esq.) e Av. Luis Carlos Berrini (dir.). Foto: Luiz Aureliano D.

Berrini
A Avenida Luís Carlos Berrini é uma das que mais se modificaram nos últimos 20 anos. Originalmente a região, próxima à Marginal Pinheiros, era pouco habitada. Hoje é o endereço dos edifícios mais modernos da cidade, reunindo algumas das principais empresas, hotéis e centros de convenções.

1986 - Eliezer Martinsda Costa.
Estação Júlio Prestes

A antiga estação ferroviária na região da Luz começou a ser reformada em 1997, pelo governo estadual, que a transformou numa das mais modernas salas de concertos da América Latina, com capacidade para 1.500 pessoas.


1988 - Antonio Milena.

Avenida 23 de Maio
Em 1988, a Rua da Assembléia era ocupada por antigos casebres. No mesmo ano, na administração do Prefeito Jânio Quadros, foram derrubados os cortiços e revelou-se um muro de arcos que, ao que tudo indica, foi construído no século XIX.


1985 - Rosa Glauditano.
Masp
O Museu de Arte de São Paulo foi criado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Sua atual sede, com o enorme vão livre, é um dos projetos arquitetônicos mais impressionantes da cidade, de autoria de Lina Bo Bardi, foi inaugurada em 1968, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Nos últimos 20 anos uma das poucas modificações no edifício foi a cor de suas vigas de sustentação, que foram pintadas de vermelho.

Praça da Sé

O marco zero da cidade teve sua paisagem radicalmente modificada nos anos 70, quando foi construída a estação do metrô. Depois disso, sua imponente catedral foi reformada e, nos anos 80, a praça, que recebeu o comício das Diretas Já, deixou de ser palco de eventos.

1988 - João B. Martinelli.

Vale do Anhangabaú
Na região onde hoje está situado o boulevard do Anhangabaú, corria antigamente o Rio Anhangabaú, que, na língua tupi, significa rio onde correm espíritos de mau agouro. A reurbanização do vale, com projeto arquitetônico de Jorge Wilheim e paisagismo de Rosa Kliass, foi concluída em 1992, cobrindo as pistas de circulação de tráfego e alterando a paisagem do local.


1990 - Roberto Loffel.

Teatro Municipal

Em 1988, durante o governo municipal de Jânio Quadros, o Teatro Municipal, um dos símbolos mais bonitos da cidade, começou a ser reformado. Hoje, é um dos locais que mais chama a atenção na região central e ponto turístico dos mais visitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário