terça-feira, 2 de junho de 2009

Belém


Perfil
É um bairro tradicional. Ainda abriga indústrias de grande porte e tem bolsões residenciais.A Avenida Celso Garcia possui um comércio especializado em fogões e equipamentos para restaurantes.Possui uma Universidade, a Cantareira (Rua Marcos Arruda).
Histórico
O Belém era uma região bem conhecida dos paulistanos pelos idos de 1880 devido à sua altitude, ao subprefeitura puro, aos vastos pomares e às grandes árvores. Sua fama como estação climática se espalhou graças às enormes chácaras. Mas mesmo assim o bairro não se desenvolveu por muito tempo. Ficou na calma do repouso, enquanto seus vizinhos já viviam a febre do desenvolvimento.
Nos Primeiros anos do século 20, algumas tecelagens começaram a se instalar nas imediações. Foi o suficiente para que o progresso chegasse atrasado, mas a passos largos, tanto assim que o número de operários e moradores triplicou .
Em 1911 a história do Belém muda para sempre. É nesse ano que se inicia a construção da Vila Maria Zélia, um prjeto idealista e revolucionário para os padrões brasileiros. O industrial Jorge Street construiu a Vila que levou o nome da sua esposa, para abrigar 2.100 operários especializados da empresa Companhia Nacional de Tecidos de Juta. Street foi um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores, e na sua vila os funcionários tinham direito a moradia, educação, saúde, lazer e tudo mais. Resultado: foi progresso espantoso pelos lados do Belém. A vila foi projetada pelo arquiteto francês Pedaurrieux, baseada nas cidades européias do início do século 19.
Após a desativação da fábrica, a Vila tornou-se um presídio político na ditadura do Estado Novo, entre 1936 e 1937. Em 1938 foi vendida a uma empresa. O bairro foi crescendo, mudando com a capital e assim como ela, se ampliando.
CORREIOS E TELÉGRAFOS
Av. Celso Garcia, 1720 – Belenzinho
DELEGACIA DE POLÍCIA
Av. Celso Garcia (alt. 2875 – Belém
Rua Sapucaia, 206 – Quarta Parada
METRÔ – ESTAÇÃO BELÉM
Av. Alcântara Machado
Rua Toledo Barbosa
Bairros existentes no distrito Belém, Catumbi, Belém, Belenzinho, Chácara Tatuapé e Quarta Parada
Dados
Aniversário 26/06
Área 6,0 km²
População 39.622
Nº de ruas 196
Ruas de comércio R. Silva Jardim
Características Largo São José do Belém
R. Belém
O bairro abriga uma vila operária do início do séc. XX, a Vila Maria Zélia. O SESC Belenzinho é um referencial de cultura na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário